Tentativa de Fuga na Cadeia Pública de Andirá é Contida pela Polícia
No sábado, 15 de junho de 2024, por volta das 18h53, a Polícia Militar foi acionada para intervir em uma tentativa de fuga na Cadeia Pública de Andirá, localizada na Rua Paraíba. Ao chegarem, os policiais estabeleceram contato com os agentes penitenciários, que relataram uma rebelião dos presos, que tentavam alcançar o solário.
Diante da situação, foi solicitado apoio adicional das viaturas de área e acionado o Serviço de Operações Especiais (SOE). Em um momento crítico, quando os detentos estavam prestes a romper uma das grades de acesso ao solário, foi efetuado um disparo de advertência na parede com uma carabina IA2, calibre 5.56mm, na tentativa de desmotivar a ação. Além disso, os agentes de cadeia realizaram disparos com munição de elastômero.
Apesar dos esforços, os presos conseguiram ultrapassar a grade e acessar o solário. Enquanto forçavam a porta da frente do quadrante, foi utilizado spray de pimenta NS 21412 para afastá-los, mantendo-os contidos até a chegada do SOE.
O oficial CPU, 2º Tenente Kaminari, coordenou a situação até a chegada dos agentes do SOE, que rapidamente assumiram o controle da ocorrência e restabeleceram a ordem na cadeia.