Secretaria de Saúde de Cornélio Procópio investiga mais uma morte suspeita por Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Cornélio Procópio (SMS), notificou mais uma morte por suspeita de Covid-19. Trata-se de um idoso de 73 anos que faleceu no último sábado (17), após dar entrada no Hospital Casa de Saúde Dr. João Lima (CEGEN), que integra a estratégia de leitos exclusivos para atendimento de pacientes com a doença.
Mesmo sem o resultado definitivo dos exames que foram coletados do paciente ao chegar ao hospital e que deve sair nas próximas 48 horas, ele foi sepultado sem velório, seguindo todos os protocolos adotados como medidas para a prevenção de contágio.
Como é habitual nesses casos, o paciente não teve o seu nome divulgado.
Segundo o diretor de Vigilância Sanitária, Elizeo Rocha, o paciente já era portador de comorbidades como hipertensão e problemas pulmonares.
“Ele sentiu-se mal no dia anterior, foi conduzido para o hospital por uma equipe do SAMU com insuficiência respiratória e em estado grave, depois de apresentar os sintomas característicos da doença”, informou o diretor.
Rocha manifestou preocupação dos agentes de saúde quanto ao aumento de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus no município. O boletim de domingo da Secretaria Municipal de Saúde indica que o número de casos positivos subiu para 42, atribuído, segundo Rocha, ao desrespeito do isolamento, o que coloca em risco a vida das pessoas.
“Infelizmente, parece que elas estão deixando as medidas preventivas de lado, achando que já passou a pandemia. Andamos pela cidade e constatamos muito desrespeito às prevenções básicas, como aglomerações, ausência do uso de máscara, principalmente no último feriado. Não podemos baixar a guarda porque, infelizmente, se descuidarmos, aumentará cada vez mais”, alerta.
Disse também que o trabalho das equipes da SMS tem se concentrado sobre as pessoas positivadas em quarentena e seus contatos.
“Nosso objetivo é evitar que elas fujam dessa quarentena, espalhem o vírus e transmitam a doença para outras pessoas. Por isso, estamos intensificando o monitoramento, através de telefonemas e visitas a elas”, concluiu.
De acordo com o último boletim, divulgado no domingo, o município registrou até agora 21 óbitos dos 534 casos confirmados com a doença. 31 casos seguem sob investigação, com 26 isolamentos em domicílio e 5 em hospital.217 pessoas seguem sendo monitoradas, enquanto que 2398 somam casos descartados. (Ataíde Cuque)