Santo Antônio do Paraíso é uma das poucas cidades do Paraná a não registrar nenhuma morte por Covid-19

O vai e vem de carros e pessoas é tímido, impondo um silêncio e movimento raros de se encontrar em pleno centro da cidade, o que se repete por outras localidades. O único barulho que "corta” essa calmaria é do aparelho de som de uma loja no ritmo da "pisadinha”.
Com população estimada em cerca de 2.100 habitantes, Santo Antônio do Paraíso (41 Km de Cornélio Procópio), carrega um feito restrito apenas a outras duas cidades do total de 399 do Paraná.
O pequeno município não registrou morte por Covid-19, um ano e dois meses depois do primeiro caso da doença ser confirmado em solo paranaense.
"É uma bênção, parece que o vírus está mais fraco aqui. Onde trabalho todos respeitam (as medidas sanitárias), mas nos bares não são todos que seguem as regras”, avaliou o frentista Jorge Souza.
Vivendo sozinha e o com o local de trabalho a menos de dez metros de distância, a cuidadora de idosos Marilena Alves também celebra o fato de nenhum morador ter perdido a vida para o coronavírus.
"Graças a Deus estamos assim. Morar sozinha é um tédio, mas fazer o que?. Só saio para comprar alguma coisa”, relatou ela, que está com a irmã positivada com o vírus. "Faz oito dias que ela foi confirmada. Está em casa, isolada, só com tosse. Temos nos falado por ‘zap”, comentou, se referindo ao WhatsApp.
As outras duas cidade no Paraná que também ainda não tiveram mortes registradas são Amaporã no Noroeste do estado e Boa Esperança do Iguaçu, oeste. (Reportagem de Pedro Marconi para a Folha de Londrina)