Seta para o topo
Arquivo de Noticias

Prefeitura emite novo decreto com medidas mais restritivas às atividades comerciais em Cornélio Procópio

Por Redação Anuncifacil -

Imagem da notícia

Já está em vigor, um novo decreto emitido pela prefeitura de Cornélio Procópio fortalecendo as medidas de prevenção que vêm sendo adotadas pelo município para enfrentamento da Covid-19. O documento dispõe sobre o funcionamento das atividades comerciais e da prestação de serviços e impõe mais rigidez ao isolamento social a fim de evitar o contágio pela doença.

Trata-se do Decreto Nº 250 com medidas que vão vigorar até o próximo dia 17 do mês em curso. O documento foi discutido na manhã de sexta-feira (12), durante reunião na prefeitura, coordenada pelo prefeito Amin Hannouche, com participação de assessores do serviço público municipal e membros da sociedade envolvidos no processo de enfrentamento da doença.

“O documento acompanha o decreto do Governo do Estado e após o dia 17, quando foi fixado o final da sua vigência, será feita uma avaliação para a tomada ou não de novas medidas”, informou a vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Angélica Olchaneski, que também participou da reunião na prefeitura.

Entre as medidas que constam do documento, estão as que regulamentam o comércio lojista do município. Pelo documento, esse segmento poderá funcionar de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados, das 9 às 13 horas, com horário diferenciado para os serviços essenciais que poderão abrir um pouco antes.

Já no domingo, foi feita uma nova avaliação onde aos restaurantes, bares e lanchonetes podendo atender das 8 às 16 horas. Neste caso, estão às distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência, inclusive, as que atendem em postos de gasolina.

Entre as medidas preventivas, novo decreto também reforça a recomendação sobre o uso da máscara em qualquer situação.

Com relação às igrejas de um modo geral, o documento sugere o cumprimento do que já dispõe o decreto do Governo do Estado. Escolas, incluindo as do ensino superior e ensino profissionalizando, permanecerão fechadas. Feiras livres não sofreram nenhuma restrição, podendo funcionar normalmente aos sábados e domingos.

A secretária de Saúde disse que, apesar dos esforços empreendidos até agora, a decretação de medidas restritivas impostas pelo município, não foram suficientes para conter o avanço da doença.

“Infelizmente, até agora, isso não foi observado. Nas próximas semanas é que veremos com mais certeza se surtiram efeito ou não. O que pedimos às pessoas é que neste momento nos ajudem. É mais um apelo que fazemos para que nos auxiliem nesse momento crítico”, enfatizou. (Ataíde Cuque)