Parque urbano transforma região de fundo de vale de Andirá

Um parque urbano tem capacidade de transformar uma cidade. É o que está acontecendo em Andirá, no Norte Pioneiro. O antigo fundo de vale abandonado, repleto de sujeira, entulhos e bichos urbanos, vai dar lugar a uma imensa área verde, com foco na preservação ambiental, além de poder oferecer estrutura para lazer, diversão e práticas esportivas.
O equipamento integra o Programa Estadual Parques Urbanos, do Governo do Estado, e tem previsão de ficar pronto no primeiro semestre de 2021. O espaço terá pista para caminhada, ciclovia, equipamentos esportivos, rampas de acessibilidade, calçada, sinalização e iluminação. O investimento é de R$ 500 mil.
O projeto, lançado no ano passado e com coordenação da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, vai aplicar R$ 48,35 milhões na construção desses espaços em 46 municípios do Paraná. Trinta e seis obras, como a de Andirá, já estão em andamento.
Secretário do Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes explica que o Programa Estadual Parques Urbanos pretende incentivar a criação de parques em regiões de fundo de vale ou áreas com ações erosivas. Uma das características comuns às áreas de Fundo de Vale é a presença de recursos hídricos, o que aponta para a existência de Áreas de Preservação Permanente Ecológica (APP).
Para a criação de um Parque Urbano, os municípios devem identificar as áreas com características de fundo de vale ou com ações erosivas, e apresentar um pré-projeto ao Setor de Projetos Especiais do Instituto Água e Terra.
Após aprovação do projeto, é firmado um convênio em que o Instituto Água e Terra faz os repasses financeiros conforme a progressão da obra. É necessário que o município tenha, além da aprovação do projeto e do convênio firmado, a Licença Ambiental e a Outorga ou dispensa de outorga emitidas também pelo Instituto Água e Terra. (Agência Estadual de Notícias)