No Paraná, 57,2 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 e Brasil já aparece em 12º lugar no ranking mundial de aplicações

As secretarias municipais de Saúde vacinaram 57.200 pessoas contra a Covid-19 até as 17h30 de sexta-feira (22), o que representa 43% das 132.771 doses distribuídas pelo Governo do Estado. Os imunizantes CoronaVac, produzidos pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac, foram aplicados em profissionais de saúde, pessoas em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), pessoas com deficiência severa e indígenas.
O balanço foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde no sábado (23), a partir de um levantamento interno realizado com as 22 Regionais de Saúde e os respectivos municípios. Nos próximos dias ele será disponibilizado no sistema integrado do Ministério da Saúde, que ainda está indisponível, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI). O DataSUS, sistema macro no qual está o SI-PNI, desenvolveu um módulo especial para receber os dados de todos os estados e que contempla informações como registro de vacinados, público-alvo, origem e lote de vacinas.
De acordo com o levantamento, as 57.200 aplicações foram divididas entre 40.509 profissionais de saúde, 3.125 vacinadores, 4.366 indígenas e 9.200 idosos asilados, profissionais cuidadores e pessoas com deficiências severas.
O outro lote será encaminhado para aplicação da segunda dose em três semanas. O armazenamento está sendo feito no CEMEPAR, que conta com ampla estrutura de freezers e câmaras frias, além de questões de segurança.
Em relação imunização pelo mundo, os Estados Unidos lideram, em números absolutos, o ranking mundial de vacinação contra a Covid-19. Com 19,1 milhões de doses aplicados, o país também é o primeiro colocado na quantidade de infectados e mortes pelo novo coronavírus.
Em segundo lugar vem à China, com 15 milhões de aplicações, seguida pelo Reino Unido (5,85 milhões), Israel (3,36 milhões) e Emirados Árabes Unidos (2,34 milhões).
O Brasil aparece em 12º lugar no levantamento com 462,2 mil vacinas aplicadas, à frente do Bahrein (144,1 mil) e atrás de México (614,8 mil), França (963,1 mil), Rússia (1 milhão), Itália (1,3 milhão), Índia (1,39 milhão) e Alemanha (1,5 milhão).
Os números são do site "Our World in Data", que coleta dados de casos, mortes, testes e vacinas relacionados à pandemia em todo o mundo. (Com informações da Agência Estadual de Notícias e Portal R7)