Seta para o topo
Cornélio Procópio

Homem em surto avança contra policiais com facas e é baleado durante intervenção no Conjunto Marta Dequech, em Cornélio Procópio

Por Redação Anuncifacil -

Homem em surto avança contra policiais com facas e é baleado durante intervenção no Conjunto Marta Dequech, em Cornélio Procópio

Uma ocorrência de alto risco mobilizou diversas forças de segurança e salvamento por volta das 13h30min desta sexta-feira (14) no Conjunto Marta Dechás, em Cornélio Procópio. A Polícia Militar, o SAMU, o Corpo de Bombeiros e até o BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais) foram acionados para conter um homem em surto armado com facas, que ameaçava vizinhos e colocava em risco a própria vida.

Segundo o major Berbet, a equipe da PM foi acionada via central 190 após moradores relatarem que o indivíduo, em aparente surto, ameaçava pessoas com facas. Ao chegarem no local, os policiais constataram que o homem estava trancado dentro da residência, portando diversas armas brancas, e que sua mãe já havia saído da casa em segurança.

Equipes especializadas do SAMU (com médico plantonista) e do Corpo de Bombeiros foram deslocadas imediatamente. A PM então deu início ao protocolo de intervenção em crise, estabelecendo contato verbal com o homem, que inicialmente dialogava com os policiais.

Contudo, em dado momento, ele interrompeu a negociação, passou a gritar, abriu o portão da residência e avançou com várias facas contra os policiais.

“Foi utilizada munição de impacto controlado (bala de borracha), mas ele não recuou. Diante do risco iminente, foi necessário o uso da arma de fogo para cessar a agressão”, explicou o major.

A ação durou aproximadamente duas horas, com bloqueio de várias ruas e orientação para que os moradores permanecessem dentro de casa. O homem foi socorrido imediatamente pelo médico do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, e encaminhado à Santa Casa de Cornélio Procópio para atendimento.

Durante apuração, foi constatado que o indivíduo já possuía histórico de surtos e violência, inclusive contra a própria mãe. Havia registros anteriores de ameaças, uso de medicamentos controlados e automutilação.

“Todas as medidas de segurança foram tomadas para preservar vidas, inclusive do próprio autor. Mas, diante da gravidade e da iminência de um ataque, a intervenção se tornou inevitável”, reforçou o major.

O Jovem acabou não resistindo aos ferimentos e faleceu horas depois na Santa Casa

Um inquérito policial militar será instaurado para apurar oficialmente os fatos e a legitimidade da ação policial.