Seta para o topo
Arquivo de Noticias

ENEM teve abstenção de 51,5% por “medo da Covid-19”, diz ministro

Por Redação Anuncifacil -

Imagem da notícia

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, revelou na noite de domingo (17/1) que a abstenção no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 foi “um pouquinho acima” de 50%. O segundo dia de provas é o próximo domingo (24/1). Para o ministro, apesar de mais da metade dos candidatos não terem aparecido, o ENEM foi “um sucesso”. A abstenção do último ENEM antes da pandemia foi de 23%.

Um total de 2.680.697 candidatos fizeram a prova – 48,5% dos inscritos. A abstinência, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), portanto, foi de 51,5%.

“Eu quero registrar minha gratidão e qualificar o ENEM no meio da pandemia como algo vitorioso, para não atrasar ainda mais a vida de milhões de estudantes, e é isso que nós procuramos”, disse Ribeiro.

O ministro disse que “insucesso” seria não ter o ENEM, e responsabilizou a mídia por parte da abstenção. “Temos toda uma situação da mídia criticando a realização do exame. Então, para aqueles que puderam fazer a prova, foi um sucesso”, insistiu ele. O “medo da Covid-19” também foi citado pelo ministro como motivo para mais da metade dos candidatos não terem feito a prova.

“Infelizmente tivemos mais de 50% de ausentes contra 23% de 2019. Mas não tivemos pandemia em 2019. Estamos tentando, de alguma maneira, ajudar os estudantes brasileiros”, disse Milton Ribeiro. “Fomos vitoriosos em não atrasar mais a vida de milhões de estudantes”, completou. (Portal Metrópoles)