Seta para o topo
Arquivo de Noticias

Bolsonaro encontra presidente do Paraguai e visita construção da Ponte da Integração em Foz do Iguaçu

Por Redação Anuncifacil -

Imagem da notícia

O presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), encontrou o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Eles visitaram, na manhã de terça-feira (1º), a construção da Ponte Internacional da Integração, que liga os países vizinhos.

Atualmente, a única ligação terrestre entre os dois países é feita por meio da Ponte Internacional da Amizade, entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste. A ordem de serviço para a segunda ponte foi assinada em 2019 pelos dois presidentes e, até esta terça, está mais de 40% pronta.

Segundo a Itaipu Binacional, que financia a obra, a construção começou em agosto de 2019 e a previsão é de que a ponte seja inaugurada em março de 2022.

Conforme o projeto da obra, a nova estrutura, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, será importante para desafogar o tráfego na Ponte da Amizade, facilitar o transporte de cargas na região, oferecer mais segurança aos usuários e benefícios socioeconômicos.

O encontro dos dois governos ocorreu no Marco das Três Fronteiras, ponto de encontro entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Os presidentes encontraram com trabalhadores que estão construindo a obra. Durante toda visita, Bolsonaro e outros representantes que acompanham a comitiva não utilizaram máscara, que é item de segurança obrigatório na cidade por causa da pandemia. Mário Abdo retirou a máscara para as fotos.

As primeiras-damas, Michelle Bolsonaro e Silvana Abdo, acompanham os maridos, mas terão agenda paralela, como a visita em um projeto social de Foz do Iguaçu.

Ministros, deputados e o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), foram convidados para o encontro bilateral. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), também acompanhará a comitiva presidencial.

Segundo a Itaipu Binacional, os dois representantes foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro da usina de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.

Após a visita à obra, Bolsonaro cumprimentaram apoiadores que esperavam pela comitiva. Os presidentes participarão uma reunião de trabalho, na tarde de terça, em um hotel de Foz do Iguaçu.

Essa é a quarta visita do presidente Bolsonaro à fronteira durante o mandato. Na última ocasião, ele inaugurou uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), em Renascença, no sudoeste.

A Ponte Internacional da Integração, como foi batizada, é uma obra do governo federal. A gestão dela será do governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e será paga com recursos da Itaipu Binacional.

Segundo a Itaipu, o investimento para a construção da nova ponte é de R$ 463 milhões, considerando a estrutura, as desapropriações e a construção de uma perimetral no lado brasileiro.

De acordo com o DER, o trabalho nas últimas semanas foi, principalmente, a construção das pernas do mastro no lado brasileiro, que são as estruturas mais altas e que compõem o apoio para os cabos de sustentação.

Do outro lado do Rio Paraná, no Paraguai, as longarinas, que são peças de metal com mais de 20 metros de comprimento e 60 toneladas, estão sendo montadas.

A ponte de acesso entre os dois países será do tipo estaiada, com vão-livre de 470 metros, e terá 760 metros de comprimento, de acordo com a Itaipu.

A estrutura contará com a pista de 3,7 metros de largura em cada faixa, acostamento de 3 metros e calçada de 1,70 metro.

As negociações entre o Brasil e o Paraguai para a construção da segunda ponte sobre o Rio Paraná começaram em 1992. (G1 Paraná, com o fotos da TV Brasil, Marcos Landim/RPC, Itaipu e Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional)