Balé de baleia jubarte surpreende em Itajaí; vídeo

Uma baleia jubarte surpreendeu ao executar o seu ‘balé’ na orla da Praia da Atalaia, em Itajaí. As imagens, que circulam nas redes sociais, são de autor desconhecido e parecem ter sido feitas a partir de uma embarcação. Nelas, a gigante ergue a nadadeira e se joga para o alto. Um espetáculo da natureza.
O pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, diz que a motivação do ‘balé’ é incerta. É possível que a jubarte faça isso para se livrar de parasitas da pele, para se comunicar, ou por pura diversão.
O especialista diz que a oportunidade de ver uma gigante como essa assim, pertinho da praia, é uma raridade. As jubartes preferem águas mais profundas, por isso dificilmente são avistadas na orla.
Ele levanta uma hipótese para o aparecimento da baleia na costa de Itajaí: a proximidade de orcas, que são predadoras naturais das jubartes – um duelo de gigantes.
O exemplar que apareceu em Itajaí é uma baleia juvenil. O pesquisador diz que recebeu informações de pelo menos três jubartes entre Balneário Camboriú e Itajaí nesta quarta-feira (2). Segundo ele, é comum que elas estejam acompanhadas.
As jubartes passam pela região em processo migratório. Elas saíram da Antártida, e nadam em direção ao Nordeste brasileiro. As que irão se reproduzir preferem a região de Abrolhos, no Litoral da Bahia.
A frequência de baleias jubarte no Litoral catarinense tem chamado atenção do Instituto Australis/ProFranca, que atua no monitoramento e na proteção das baleias. Segundo a bióloga Karina Groch, os avistamentos têm surpreendido desde maio – é a maior quantidade de baleias nos últimos 20 anos. Há suspeitas de que um aquecimento da água do mar, fora dos padrões, tenha motivado o aparecimento das baleias.
Jules Soto ressalta que as jubartes são animais inofensivos, mas protegidos por lei - por isso, alguns cuidados são fundamentais. As embarcações não devem se aproximar das baleias, principalmente com os motores ligados. É comum que os animais sejam feridos nessas aproximações. (NSC Total)
Assista: