Ambulâncias fazem fila no Hospital Universitário de Londrina

Uma imagem impactante foi registrada na quinta-feira (28) em frente ao Hospital Universitário (HU) de Londrina. Uma fila de oito ambulâncias à espera de vagas para os pacientes.
É o reflexo de um triste levantamento atualizado pela secretaria de Saúde do Paraná. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a macrorregião norte lidera o ranking de ocupação de leitos em todo estado.
O HU está superlotado. Na manhã quinta-feira, eram sete pacientes entubados no Pronto Socorro, cinco deles, com Covid-19. Do total de internados, 65% são de Londrina.
A fila de ambulâncias já seria até parte da rotina do hospital. Por ser referência regional para várias especialidades, o HU acaba recebendo uma demanda maior.
Nos 21 municípios da regional norte, no último dia 20, eram 49 mil casos. 8 dias depois, 53 mil. Foram 4 mil a mais em 1 semana. Dos testes realizados aqui no HU, 38% em média tem dado resultado positivo.
Mais casos positivos, mais necessidade de internação. A taxa de ocupação da UTI do HU na última quinta era de 91%.
Por enquanto, não faltam oxigênio e outros insumos. Mas há defasagem de pessoal. O contrato com cerca de 50 profissionais cedidos pelo município venceu e o hospital aguarda a reposição.
A maior preocupação hoje é não dar conta da demanda. Diante disso, já se fala em medidas mais restritivas no estado. (Tarobá News)