Seta para o topo
Arquivo de Noticias

Zilda Arns morre em terremoto no Haiti

Por Redação Anuncifacil -

Imagem da notícia

Governador Roberto Requião declarou luto oficial no estado por três dias



A fundadora e coordenadora nacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, Zilda Arns morreu no terremoto que atingiu o Haiti nesta terça-feira (12). A informação foi divulgada hoje pelo gabinete do senador paranaense Flávio Arns, sobrinho de Zilda.

O senador embarcou para o Haiti hoje, junto com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, onde acompanhará a missão brasileira de resgate dos sobreviventes do terremoto.

A médica viajou neste final de semana para encontro missionário em uma entidade chamada CIFOR.US e estava hospedada na sede episcopal. De acordo a assessoria de Zilda, a coordenadora estava no Haiti para levar a metodologia de atendimento da Pastoral da Criança no combate à desnutrição.

Zilda Arns tinha 75 anos e além do trabalho nas pastorais, ela era representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Conselho Nacional de Saúde e membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Luto oficial

Na sua página pessoal do site Twiiter, o governador Roberto Requião declarou luto oficial por três dias.

Ainda no Twitter, o governador colocou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros do estado à disposição do Governo Federal para operações no Haiti.

Declarações

Além do governador, o prefeito Beto Richa, por meio do Twitter, lamentou a morte de Zilda.

"Dona Zilda foi pioneira e precursora em métodos e iniciativas de apoio e defesa da criança", lembrou o prefeito. "Seus programas de ação modelaram e inspiraram projetos mundo afora, salvando a vida de milhares de crianças e adolescentes".

Beto Richa afirmou que dona Zilda deixa um legado de amor, esperança e fraternidade. "Sua indicação para o Nobel da Paz foi um momento de felicidade para todos nós, brasileiros", disse ele.

Segundo o ministro Celso Amorin, o presidente Lula “lamentou muitíssimo” o desaparecimento de uma pessoa de grande projeção no país que estava no Haiti em trabalho de assistência humana.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), afirmou há pouco que a morte da coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Zilda Arns, foi uma das perdas “mais expressivas” do país.

Aos assessores ele disse que lamenta o episódio profundamente. “Ela era um exemplo extraordinário de dedicação às crianças, aos pobres e às causas social. Era uma referência".

 

Redação Bem Paraná com G1