Tempo de atendimento no Anel de Integração foi de 10,7 minutos no primeiro mês sem pedágio

Desde que os contratos com as concessionárias do Anel de Integração foram encerrados, há 30 dias, os bombeiros socorreram 371 vítimas de 336 acidentes em rodovias estaduais e federais que atravessam o Paraná.
O tempo médio de resposta do Corpo de Bombeiros e do Samu foi de 10,7 minutos entre o acionamento das equipes e a chegada até a ocorrência.
Desde 28 de novembro, uma força-tarefa composta por Corpo de Bombeiros, Siate e o Samu é responsável por prestar socorro às vítimas, sem o suporte das concessionárias que administravam os antigos lotes.
Esse tempo de resposta foi possível a partir de investimentos do Governo do Estado e monitoramento dos locais com maior frequência de acidentes. “No início o nosso tempo de resposta era de 14 minutos, e em um mês baixamos para menos de 11 minutos”, destaca o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros.
AQUISIÇÕES - O governo comprou novas ambulâncias, o que também ajudou a melhorar o serviço prestado ao usuário.
O Siate contava com 29 desses veículos e agora trabalha com 38. No Samu havia 19 ambulâncias, e consórcios feitos com os municípios fizeram o número saltar para 46.
“Onde havia uma ambulância, passamos a dispor de três ou quatro. Um exemplo é a região do Litoral, onde dispúnhamos de três ambulâncias para atender de São José dos Pinhais a Guaratuba. Agora temos seis”, contabiliza Vasco.
Para atender a demanda gerada a partir do fim dos contratos com as concessionárias, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Estado da Saúde firmaram uma parceria. A comunicação passou a ser integrada, o que impede que duas ambulâncias sejam enviadas ao mesmo local sem necessidade. “Dessa maneira, a cidade nunca fica desguarnecida”, afirma o oficial.
Os bombeiros atendem 2.700 quilômetros de estradas. Por dia, 93 profissionais atuam nas ambulâncias e nos caminhões de resgate, responsáveis pela sinalização e remoção das ferragens.
O programa de diária extra jornada voluntária garantiu o aumento das equipes que se revezam no serviço.
Desde o início do Verão Paraná - Viva a Vida os bombeiros reforçam o atendimento nas regiões com maior concentração de pessoas.
Os principais trecho estão entre São José dos Pinhais e o Litoral, além de Foz do Iguaçu e Porto Rico. Nas rodovias estaduais ou federais, sempre que houver acidente com vítima, o usuário deve ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros.
Informações Agência Estadual de Notícias.