Secretaria de Saúde do Paraná confirma morte por dengue em Assaí
A Secretária de Estado da Saúde (SESA) confirmou a segunda morte provocada pela dengue no Paraná, no período epidemiológico 2020/2021, que começou no dia 26 de julho.
O estado registrou ainda 741 casos confirmados da doença, conforme boletim divulgado na terça-feira (6). São 163 casos a mais que no relatório anterior.
Conforme a secretaria, a segunda morte aconteceu em Assaí (35 Km de Cornélio Procópio). Trata-se de uma mulher, de 74 anos, que sofria de hipertensão.
A confirmação da morte por dengue foi realizada por exame laboratorial e aconteceu no dia 13 de agosto.
Segundo o relatório, 252 municípios apresentaram notificações da doença e 109 têm casos confirmados. O estado totaliza 4.870 notificações para a dengue.
As cidades com maior número de diagnósticos em relação ao boletim anterior são:
Cambé: 56 casos; Foz do Iguaçu: 11 casos; Paranaguá: 10 casos; Umuarama: 7 casos; Santa Terezinha de Itaipu: 6 casos; Cascavel: 6 casos; Maringá: 6 casos; Londrina: 6 casos.
Do total, 605 são casos autóctones – quando as pessoas contraem a doença na cidade onde moram, e três casos são importados. Conforme o relatório, 2.220 casos estão em investigação.
De acordo com a SESA, foram registrados dois casos confirmados e 21 notificações para Chikungunya, e 12 notificações para Zika.
Conforme a SESA, existem quatro tipos de vírus de dengue no Paraná: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Cada pessoa pode contrair a infecção provocada pelos diferentes sorotipos, e a imunidade é gerada após a contaminação por cada um.
A reincidência da dengue pode agravar os sintomas, podendo desenvolver a forma grave da doença, informou a secretaria.
A secretaria afirmou que 90% dos criadouros estão nos domicílios, em recipientes e locais que acumulam água.
"É preciso o apoio permanente da população para a eliminação dos criadouros do mosquito transmissor das doenças", afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto. (G1 Paraná)
