São Joaquim registra geada em pleno mês de novembro em Santa Catarina

São Joaquim, na Serra catarinense, registrou geada no Vale do Caminhos da Neve a 3 Km do Centro da cidade no início da manhã de segunda-feira (2). Os campos de baixada ficaram cobertos por uma fina camada de gelo.
Conforme a Epagri/Ciram o município chegou a registrar a temperatura de 3,98 °C ao amanhecer. Essa geada surpreende pelo fato de ocorrer em pleno novembro, já no ápice da primavera, onde costumeiramente as temperaturas são mais elevadas.
O meteorologista Piter Scheuer explica que a situação é chamada de “frio tardio”. É caracterizado por massas de ar que atuam na região de Santa Catarina por influência do fenômeno La Niña.
Com isso, conforme Scheuer, as temperaturas seguem bem baixas durante o amanhecer e mais elevadas durante o período da tarde.
A tendência é que haja bastante alternância na temperatura durante o mês de novembro. “O mês vai ser de hora faz frio, hora faz calor”, explica o meteorologista.
Além disso, novembro deve apresentar chuva irregular, principalmente do Oeste, Meio Oeste e pontos do Litoral Sul.
A Epagri/Ciram registrou algumas temperaturas abaixo dos 10 °C em pleno mês de novembro neste feriado: Bom Jardim da Serra (3,3 °C), São Joaquim (3,98 °C), Urupema (5,33 °C), Uribici (5,72 °C), Painel (6,27 °C) e Rancho Queimado (9,36 °C). (ND Mais/Fotos: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online)