Santa Casa de Cornélio Procópio se empenha na campanha de conscientização sobre a importância e a doação de leite materno
A campanha "Agosto Dourado" criada em homenagem à Semana Mundial da Amamentação, comemorada anualmente entre 1º e 7 de agosto, tem objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação. A Lei 13.435/2017 prevê a iluminação de prédios públicos com a cor dourada, a promoção de palestras e eventos e a divulgação de informações no rádio, na TV e na internet sobre os benefícios do aleitamento materno.
Mas, como algo tão importante merece mais que 7 dias de atenção, o mês de agosto inteiro passou a ser dedicado à conscientização do assunto e à troca de experiência entre mães que estão vivendo a fase do aleitamento.
O aleitamento materno não é só uma oportunidade de estreitar os laços entre mãe e bebê. Na verdade, a amamentação está ligada à nutrição, a segurança alimentar e até mesmo à redução da pobreza.
O leite materno deveria ser o único alimento para o bebê até os seis meses de vida, segundo especialistas. Isso porque o leite materno é capaz de prevenir doenças, reduzir a mortalidade infantil e de fortalecer o sistema imunológico das crianças.
Para a enfermeira obstetra Marina Silva, do Departamento de Medicina de Mulheres da Santa Casa de Misericórdia de Cornélio Procópio, que participa da campanha, desde 2003 que o hospital se preocupa com a questão do aleitamento materno quando na época foram registrados casos onde mulheres sofriam com dificuldades na amamentação, as quais também apresentavam infecção dolorosa e fissuras e acumulo de leite no tecido mamário.
Naquele anos, preocupada com essas mães, a enfermeira Marina Silva disse que procurou a direção da Santa Casa, que apoiou e investiu em soluções, criando uma sala de apoio à amamentação e dando oportunidade das profissionais na área em participar de cursos, as quais passaram a orientar as pacientes sobre os cuidados em relação à amamentação, além de conscientizar a família no apoio a estas mulheres, que é de extrema importância.
Ainda sobre o tema da campanha "Agosto Dourado", Marina Silva ressaltou sobre a doação de leite materno, que faz parte do programa da Santa Casa e atende as mulheres não podem amamentar, aos bebês que estão internados na UTI neonatal e por problemas emocionais, as mães produzem pouco leite.
A doação é fundamental para essas crianças e quem puder ajudar, favor entrar em contato com a Santa Casa pelo telefone (43) 3520.1600, pois um miligrama deste leite pode salvar uma vida, informou Marina Silva.
A nutricionista Roseli Fernandes explicou que o leite materno doado é encaminhado para o Banco de Leite em Londrina, onde passa por um processo de pasteurização e posteriormente é usado na UTI neonatal, porém a demanda é muito grande, chegando a vinte e cinco litros usados em apenas um mês, portanto, a Santa Casa precisa de um número maior de doadoras para suprir a necessidade dos recém-nascidos internados.
Roseli Fernandes disse que a UTI neonatal funciona o ano todo e há períodos que a Santa Casa conta com apenas uma doadora, quando o ideal é ter pelo menos quinze e a sociedade poderia se conscientizar para ajudar a salvar vidas, pois o leite materno é rico em propriedades nutricionais adequadas para os recém-nascidos, além do fator imunológicos que protegerem os bebês das doenças.
As mulheres interessadas em doar leite materno podem ir até a Santa Casa, onde serão orientadas pelas enfermeiras e na sequência receberão um kit amamentação já esterilizado para a retirada, que pode ser feita tanto no hospital como em suas casas.
Se as coletas forem feitas em suas residências, onde o mesmo kit pode ser usado até encher o frasco, as doadoras podem guardar o leite na geladeira por até sete dias antes de encaminhar para a UTI neonatal. Caso não possam levar, o hospital se responsabilizará em buscar, basta entrar em contato pelo telefone descrito acima informando endereço e o melhor horário para a retirada.
A enfermeira obstetra Marina Silva e nutricionista Roseli Fernandes finalizaram ressaltando mais uma vez sobre a importância da campanha "Agosto Dourado" e apelaram em nome da Santa Casa e das mães que não podem amamentar quanto às doações de leite materno, sendo este uma verdadeira fonte de vida que pode salvar os recém-nascidos.