SANEPAR é denunciada por danos ambientais em Santo Antônio da Platina

A empresa de Saneamento do Paraná (SANEPAR) foi denunciada no último sábado, 20, por transbordamento de poluentes nas proximidades da Avenida Jose Palma Rennó, em Santo Antônio da Platina (92 Km de Cornélio Procópio).
O efluente, com odor e coloração característico de esgoto, se espalhou sob a vegetação rasteira e chegou até o leito do Ribeirão Boi Pintado.
Em virtude do forte indício de dano ambiental causado, a SANEPAR está sujeita à possível infringência de normas ambientais vigentes. Os órgãos competentes como Ministério Público da comarca de Santo Antônio da Platina e o Escritório Regional do Instituto Água e Terra (IAT), em Jacarezinho, foram acionados para sanções penais e administrativas.
O chefe do IAT, Marcos Antônio Pinto, informou que ainda não avaliou a ocorrência para lavrar o auto de infração, mas adiantou que a medida mais importante já foi tomada, a de cessar o dano ao meio ambiente.
Para lavrar o auto de infração, será necessária uma perícia técnica para avaliar a dimensão dos danos causados. Como o procedimento ainda não foi devidamente realizado, Marcos não informou o valor da multa sem prévia sabedoria da ocorrência. (Tribuna do Vale)