Policiais civis do Paraná cruzam os braços por melhores condições de trabalho
Policiais civis de todo o Paraná participam na segunda-feira (1) de um movimento de paralisação que acontece em todo o estado. Em Londrina, durante a manhã, parte do efetivo protestou em frente à 10ª Subdivisão Policial (SDP), na área central da cidade. No último dia 20, os policiais deflagraram estado de greve após a realização de uma assembleia em Curitiba.
De acordo com o Sindicato das Classes Civis do Estado do Paraná (Sinclapol), a categoria pede melhores condições de trabalho - sobretudo o fim de atividades irregulares, como atuar dentro de carceragens cuidando de presos - e ainda novas contratações. A entidade denuncia que além da sobrecarga de trabalho, os policiais são obrigados a usar equipamentos vencidos - como coletes à prova de balas. Outra reivindicação é pelo pagamento de progressões e promoções, algumas aprovadas desde 2014
De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Londrina e Região (Sindipol), a intenção é chamar a atenção da sociedade para os desvios de função, a falta de efetivo e da sobrecarga de trabalho. "O governo faz propagandas dizendo que está investindo em segurança pública, mas somos apenas 4 mil profissionais em todo o estado quando o número ideal seria 12 mil. Além disso, temos casos de investigadores e escrivães com jornadas de 80 horas semanais. O governo impede o policial de cumprir seu dever adequadamente e entregar o serviço pago através dos impostos da sociedade", argumentou em entrevista ao Bonde.
O Governo do Paraná, o judiciário, o Ministério Público (MP) e outras entidades foram notificados pelos sindicatos sobre a decisão de deixar de executar tarefas que não estão previstas nas funções dos agentes.
Aproveitando a concentração de pessoas, os manifestantes promoveram uma doação coletiva de sangue. A unidade móvel do Hemocentro de Londrina esteve no local para fazer a coleta junto aos policiais.
Até às 8h da terça-feira (2), apenas casos de flagrante serão atendidos em todas as delegacias do estado. Todo o trabalho burocrático está suspenso.
Atualmente, o Paraná conta com aproximadamente sete mil policiais civis, entre ativos e inativos. Três mil são filiados aos sindicatos. (Redação Portal Bonde / Foto: Celso Pacheco do Grupo Folha)