Polícia Federal e Receita Federal apreendem meia tonelada de crack em Santa Helena

Na manhã de terça-feira (23), por volta das 9h30, durante ação de fiscalização de rotina no Porto de Santa Helena, no oeste do Paraná, servidores da Receita Federal e da Polícia Federal apreenderam uma carreta com 410kg de crack acondicionadas em 3 fundos falsos.

A carreta, com placas de Corbélia, ingressou no Porto de Santa helena carregada com grãos de milho e foi direcionada para verificação física pela Receita Federal. O servidor da Receita responsável pela tarefa suspeitou do nervosismo do motorista e solicitou que fosse averiguada a parte de baixo da carreta onde foram encontrados dois compartimentos estranhos à estrutura normal do veículo.

Como a suspeita era de provável ocultação de drogas ou armas, o servidor solicitou o auxílio dos agentes da Polícia Federal presentes no recinto, que prontamente responderam e confirmaram, após perfuração dos compartimentos, a suspeita de ocultação de droga, que pela consistência e aparência levou a crer se tratar crack.

O motorista da carreta, com cerca de 50 anos, negou saber da existência dos fundos falsos, mas interpelado pelos agentes da Polícia Federal informou que no sábado (20), teria estacionado a carreta vazia em um posto de combustível no Paraguai e ontem (22), teria recebido esta carregada e instruída com todos os documentos necessários para passar pela Aduana em Santa Helena.

Foram encontrados na cabine do veículo cerca de R$50.000,00 em espécie que segundo o motorista, seria o pagamento recebido para que levasse a carreta até Toledo, descarregasse a carga e a levasse até Cascavel, onde deveria receber orientações por telefone para saber em qual posto de combustível da cidade deveria ser entregue o veículo.

Após a apreensão, a carreta foi conduzida através de guincho até as dependências da Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde foram abertos os 2 fundos falsos e  encontrado ainda um terceiro. A Droga foi confirmada como sendo crack e surpreendeu a todos a quantidade apurada de 410 kg. (Redação e foto Correio do Lago)