Pássaros silvestres são apreendidos pela PM Ambiental em Jataizinho

Redação Anuncifácil

 

Uma equipe da Polícia Militar Ambiental do pelotão de Londrina apreendeu, na manhã de segunda-feira (7), em Jataizinho (25 km de Londrina), 15 pássaros silvestres sem autorização para serem criados em cativeiro, em uma residência na área urbana. A apreensão foi possível graças a uma denúncia anônima de que no município havia uma pessoa criando as aves aprisionadas irregularmente em gaiolas.

Além das aves silvestres, os policiais encontraram ainda seis armadilhas que seriam utilizadas em capturas ilegais de pássaros livres. Um homem de 67 anos, apontado como o criador dos animais, foi autuado em termo circunstanciado e responderá pelo crime de captura ilegal de animais silvestres. As aves, por terem sido recém capturadas, foram encaminhadas para soltura imediada em área de preservação ambiental.

De acordo com informações da PM Ambiental, nenhum dos animais apreendidos possuía documentação necessária junto ao Ibama. Os que animais apreendidos pelo destacamento e que possuem sinais de domesticação, são encaminhados para receberem cuidados veterinários ou de biólogos e, provavelmente, serão encaminhados aos Cetas de Mauá da Serra ou outro local compatível e seguro.

O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar em Londrina, capitão Ricardo Eguedis, disse que estas ações de proteção ambiental vão continuar em toda a região operaconal sob sua jurisdição (que pega mais de 200 municípios das regiões norte, norte pioneiro e noroeste). E que as ações de combate aos crimes ambientais contam com o apoio da comunidade nas denúncias anônimas. Elas podem ser feitas pelo telefone 0800 643-0304 (ligação gratuita) e (43) 3341-7733 para moradores de Londrina e região. (Redação O Diário)