Paraná terá retorno de atividades extracurriculares presenciais nas escolas
O Governo do Paraná anunciou, na sexta-feira (9), o retorno presencial nas escolas a partir do dia 19 de outubro, mas somente para atividades extracurriculares. Segundo informações divulgadas, a decisão abrange, além da rede estadual, as escolas municipais e privadas com turmas a partir dos cinco anos, com também os ensinos fundamental e médio.
Na quinta-feira (8), o governo do Estado comunicou que as aulas presenciais em algumas escolas da rede pública de ensino poderiam retornar ainda no mês de outubro, porém na sexta-feira a informação foi atualizada, afirmando que a decisão ainda está em análise e as aulas da grade curricular continuam suspensas.
No anúncio das atividades extracurriculares, o governo destacou que aulas e atividades do “Aula Paraná” serão mantidas. O governo disse que serão oferecidas presencialmente atividades de reforço escolar e nivelamento, atividades de educação física, idiomas e artes.
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) destacou que a participação nas atividades extracurriculares ficará a cargo das famílias dos alunos. Para o retorno, será necessário autorização dos pais ou responsáveis pelos estudantes.
De acordo com o anúncio, a proposta de retorno das atividades considera uma redução do risco epidemiológico, com queda de contágio do novo coronavírus, redução em números de mortes e diminuição das taxas de ocupação de leitos nos hospitais do estado.
As aulas na rede estadual de educação estão suspensas desde o dia 20 de março, no Paraná. O governo chegou a prever o retorno das atividades para setembro, mas a volta acabou não se confirmando.
Ainda nesta sexta-feira, o governo divulgou informações sobre o protocolo que deve ser seguido nas escolas, para as atividades extracurriculares, com medidas de segurança em relação à Covid-19, que são:
Monitoramento de temperatura corporal na entrada das escolas; higienização dos espaços de aula; respeito ao distanciamento físico mínimo (marcação em respeito ao espaço de 1,5 metro entre as carteiras); uso de máscaras será obrigatório em todos os espaços; haverá álcool gel 70º disponível nas salas abertas aos alunos, salas de professores e espaços comuns; instalação de barreiras físicas de acrílico ou acetato em balcões de atendimento ao público; será proibido o compartilhamento de qualquer objeto (canetas, lápis, borracha, livros, cadernos, dentre outros).
As escolas deverão fornecer protetores faciais aos trabalhadores que têm maior interação com o público.
Brinquedotecas e piscinas continuam fechadas.
Biblioteca, laboratórios de informática, de ciências e outros espaços coletivos deverão ser freqüentados, mas apenas quando necessário e com quantidade reduzida de estudantes, informou o governo. (G1 Paraná)
