Operações da Polícia Militar Ambiental prende pescadores e apreende redes por práticas de pesca predatória

Operações da Polícia Militar Ambiental prende pescadores e apreende redes por práticas de pesca predatória

 

No final semana (11/12), a segunda companhia de Polícia Militar Ambiental realizou operações na região de Londrina, Umuarama e Cianorte, intensificando o policiamento na prevenção de crimes referente à pesca e caça predatória realizando patrulhamento aquático pelos rios Tibagi e Ivaí.

Na região de Londrina os policiais apreenderam cerca de 600 metros de rede irregular ou instalada de forma ilegal nas aguas do rio Tibagi, que foi percorrido em cerca de 150km de extensão desde a cidade de Jataizinho a sua região de represas em Primeiro de Maio.

No trecho compreendido entre as ponte da Pr-323 e a ponte de Tapira, foram  apreendidos  cerca de 300 metros de redes com instalação irregular  e ainda cerca de   200 metros de espinhéis, fio ou cabo com centenas de anzóis fixados,  que  estavam armadas no rio Ivaí.

Estes petrechos são proibidos naquele local do rio Ivai, em qualquer período do ano para qualquer modalidade quer seja para o pescador amador ou profissional conforme estabelece a INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 26, DE 2 DE SETEMBRO 2009 do IBAMA, a qual estabelece as normas para a pesca na Bacia do Rio Paraná.

No dia de sábado foram presos em flagrante dois pescadores moradores na cidade de Sarandi, eles foram presos no município de Jussara, e foram surpreendidos pescando com  uso de redes destinadas a pesca predatória, as redes de emalhar, que consistem em redes de pesca apassiva, em que o próprio peixe se prende a ela com seus movimentos, e após a localização da pesca predatória foram conduzidos para a delegacia de polícia de Cianorte.

 Policia Militar Ambiental esclarece que pesca com uso de petrechos proibidos e locais proibido, tais como corredeiras, desembocadura de rios, a menos de mil metros de jusante e montante de usinas hidrelétricas, é crime tipificado no artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais 9.605/1998, cuja pena é de um a três anos de detenção.

A comunidade também pode ajudar no combate ao crime ambiental, sem ter sua identidade revelada, pode fazer denúncias sobre infrações ambientais a qualquer hora através do Disque-denúncia 0800-6430304.

 

 

Redação Anuncifácil

Fonte: Eliandro Piva *(colaborador)