Operação policial intercepta transporte de drogas em Assaí
Na noite de quarta-feira, às 21h07min, a Polícia Militar recebeu informações cruciais de fonte anônima, oriundas da cidade de São Jerônimo da Serra, que indicavam uma operação de tráfico de drogas em andamento. Segundo o informante, dois indivíduos residentes na Aldeia Indígena São Jerônimo haviam viajado até o país vizinho, Paraguai, em seu veículo Chevrolet Astra, com a intenção de buscar uma quantidade substancial de entorpecentes para distribuição nas cidades de Londrina e São Jerônimo da Serra.
As informações detalhadas incluíam a passagem dos suspeitos pela cidade de Assaí, onde supostamente estariam transportando os ilícitos. A denúncia ainda mencionava que parte das drogas seria destinada à cidade de São Jerônimo da Serra. Essas informações já haviam sido recebidas em ocasiões anteriores, sugerindo que os suspeitos eram reincidentes em atividades ilícitas.
Diante dessas informações, a equipe especializada ROTAM iniciou o patrulhamento ao longo da Rodovia PR090, com o objetivo de identificar o veículo Astra mencionado e realizar uma abordagem. Em certo momento, o veículo suspeito foi avistado pela equipe policial, o que levou à sua abordagem.
Após uma revista minuciosa no veículo, que incluiu uma busca detalhada no porta-malas, os policiais encontraram um tablete contendo aproximadamente 800 gramas de uma substância similar à maconha, bem como um pequeno saco plástico contendo cerca de 9 gramas de uma substância em pó, assemelhada à cocaína.
Questionados sobre a origem e destino da droga, um dos abordados confessou que eles haviam viajado até Umuarama, onde adquiriram mais de 150 kg de maconha na noite anterior. Eles haviam trazido a droga para Londrina, e optaram por não divulgar o local onde a esconderam. Os entorpecentes encontrados no veículo seriam um pagamento pelos serviços de transporte, que seriam efetuados via Pix em sua conta.
Diante dos fatos, e considerando as várias denúncias anteriores envolvendo os detidos em atividades de transporte e venda de entorpecentes na cidade de São Jerônimo, a equipe deu voz de prisão aos suspeitos. Eles foram informados de seus direitos constitucionais, algemados por questões de segurança (conforme a Súmula nº 11 do STF) e encaminhados, juntamente com as apreensões, à autoridade judiciária para a lavratura do flagrante delito. A operação policial interrompeu uma tentativa de tráfico de drogas que poderia ter consequências graves para a região.