Nota de apoio às entidades que pedem providências sobre a superlotação carcerária em Londrina

Redação Anuncifácil
NOTA DE APOIO ÀS ENTIDADES QUE PEDEM PROVIDÊNCIAS SOBRE A SUPERLOTAÇÃO CARCERÁRIA EM LONDRINA
Basta de Vingança como Justiça!
A Pastoral Carcerária de nossa Arquidiocese tem acompanhado de perto a questão carcerária em Londrina. O quadro é de condições subumanas de nossas cadeias, insegurança para quem trabalha e visita carceragens superlotadas, e frequentes tentativas de fuga e rebeliões. Não podemos conviver com essa situação e pensar que isso é normal e sinônimo de justiça. Basta dessa mentalidade, que promove o medo e incita à vingança.
Outras entidades têm também se preocupado com essa situação que reflete diretamente na segurança pública de nossa cidade: Centro de Direitos Humanos de Londrina, Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Londrina, Ministério Público, Promotoria de Direitos Constitucionais, sem esquecer-se do papel da imprensa em acompanhar e cobrar as autoridades públicas. Juntos tem buscado intervir para haja o mínimo de dignidade em nossas cadeias. Resultados já foram conseguidos. Lembremos o movimento surgido quando do surto de sarna no 2º Distrito Policial no mês de março, que culminou na transformação daquele espaço numa unidade para presos em regime semiaberto.
Manifestamos nosso apoio incondicional a essas entidades que trabalham com afinco para uma solução definitiva do caos carcerário em nossa cidade. Elas nos ajudam a entender que a superlotação em nossas cadeias é um problema de segurança pública para toda a sociedade. Também pedimos que outros grupos manifestem seu apoio a esse movimento, no sentido que toda a sociedade abdique da violência e da vingança como forma de se fazer justiça. O caminho da paz e da segurança em nossas ruas, praças e avenidas pede o cumprimento da Constituição Federal. A Paz em Londrina precisa da participação de nós.
![]()
Dom Orlando Brandes
Arcebispo Metropolitano de Londrina
