Ministro da Educação inaugura novo prédio da UTFPR, em Cornélio Procópio
Esteve em Cornélio Procópio na manhã de sexta-feira, (Dia 26) o Ministro da Educação, o professor Ricardo Vélez Rodríguez. O ministro participou da solenidade de inauguração do Bloco S da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), no Campus da Universidade de Cornélio Procópio.
Ricardo Vélez Rodríguez cumpriu seu primeiro compromisso oficial desde a sua posse, no inicio do ano, visitando Cornélio Procópio.
Na solenidade, o prefeito Amin Hannouche saudou a comitiva do Ministro, composta pelo vice-governador do Estado, Darci Piana, do Secretário Estadual de Educação, Renato Feder, deputados e do Reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, além de prefeitos da Amunop.
O Reitor da UTFPR, Luiz Pilatti fez um histórico da Centenária UTFPR, destacando seus principais cursos profissionais e oportunidade para milhares de pessoas em todo o estado.
Representando o Governador Carlos Massa Junior, o vice-governador Darci Piana agradeceu o empenho do ministro em questões do Estado do Paraná, que começarão a ser debatidos a partir da próxima semana em Brasília.
O ministro da Educação Ricardo Vélez Rodríguez destacou que a inauguração de novo bloco da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Cornélio Procópio marca um novo tempo à instituição.
Ele afirmou que estava muito feliz de voltar à região, onde se considera um morador eterno.
"É uma satisfação enorme vir aqui. Sou pé-vermelho e mais da metade do meu secretariado também é. Estou voltando para casa. Nosso foco é cuidar dos municípios. Dou muita importância ao ensino tecnológico, que está diretamente ligado à produção", afirmou.
Colombiano, naturalizado brasileiro, Ricardo Rodriguez é morador de Londrina, onde começou sua carreira acadêmica no País, como professor do departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina, na década de 1980.
Atualmente é aposentado da Universidade Federal de Juiz de Fora, em Minas Gerais. "Me naturalizei em 1997, mas jamais me senti um estrangeiro. O Brasil é feito por imigrantes, de todas as raças, todas as cores. Vale à pena ser brasileiro", disse o ministro para a plateia.
Com sua experiência nas universidades brasileiras, Vélez Rodriguez afirmou ter aprendido que o principal problema é a gestão. O ministro afirmou que é necessário que os servidores cumpram aquilo que está acordado no contrato de trabalho.
"Sou um funcionário público e defendo a categoria, mas precisamos fazer cumprir o que está definido na Constituição e são as reais necessidades públicas", criticou.
Entre os presentes, havia três alunos segurando cartazes com críticas ao governo. Sem responder diretamente a eles, o ministro afirmou que é necessário ouvir e ler os protestos dos alunos e compreender o que necessitam.
"Acredito na busca do cidadão e por isso, tenho como meta trabalhar com os municípios e entender o que as escolas precisam no plano municipal e estadual", concluiu o Ministro da Educação.
O novo prédio construído na UTFPR ocupa uma área de 3.993 metros quadrados e tem cinco pavimentos. O espaço irá abrigar laboratórios e salas de apoio pedagógico e de reuniões, além de espaço para a coordenação.
Foram investidos no projeto mais de R$ 8,2 milhões de reais de verbas federais. Serão atendidos cursos de engenharia elétrica, eletrônica e controle e automação. Outros dois edifícios estão planejados para a ampliação da instituição. (Com informações e fotos do Setor de Comunicação/Prefeitura)
