Lua cheia do próximo domingo será a mais bonita dos próximos 20 anos
![]() |
Redação Anuncifácil
O próximo domingo, 10 de agosto, é de expectativa para todos que admiram o único satélite natural do planeta Terra: a Lua. Isso porque é provável que ela seja a mais bonita visão da Lua dos próximos 20 anos.
Segundo os cientistas, a Lua se apresentará até 14% maior e mais brilhante do que o habitual. O fenômeno, conhecido como “superlua”, ocorre quando a Lua, em sua fase cheia, se encontra no ponto mais próximo da Terra em sua órbita. O melhor momento para observar será no início da noite.
De acordo com o professor Antônio Araújo Sobrinho, presidente da Associação Norte-Riograndense de Astronomia (ANRA), a Lua possui uma órbita elíptica pela qual ela gira em torno da Terra, em um ciclo aproximado de 28 dias. “Esse processo é chamado de revolução e conforme ele vai se dando, a distância entre o nosso planeta e seu satélite vai variando. O ponto mais distante desta órbita em relação à Terra é chamado de apogeu [406 mil quilômetros], enquanto o menor é o perigeu [356,8 mil quilômetros], por qual o satélite passará neste dia 10”, explica ele.
Agência Espacial Norte-Americana (NASA), informou que a ocorrência de luas cheias durante a passagem pelo perígeo acontece a cada três meses e 18 dias. O que torna o fenômeno deste domingo especial, segundo Araújo, é que este será o momento em que a lua passará mais perto de nosso planeta em todo o ano de 2014. (Com informações do portal EBC)
