Golpe virtual causa prejuízo financeiro a idosa em Cornélio Procópio
Em Cornélio Procópio, uma moradora da Vila Popular procurou a Polícia Militar por volta das 09h de sábado para relatar ter sido vítima de um golpe virtual ocorrido na sexta feira, por volta das 19h.
Segundo a noticiante, ela recebeu mensagens via WhatsApp do número (43) 99138 9604, no qual o golpista se passava por sua advogada, informando falsamente que ela teria ganhado uma ação judicial no valor de R$ 31.878,00. Durante a conversa, a vítima foi induzida a fornecer dados sigilosos de sua conta bancária.
Na sequência, em uma segunda etapa do golpe, a vítima passou a manter contato com o número (15) 98189 7083, que se identificou como sendo do STJ, alegando a necessidade de uma audiência virtual. Por meio de chamada de vídeo, os criminosos coletaram dados biométricos, utilizados posteriormente para acessar a conta bancária já informada anteriormente.
Aproveitando se da fragilidade da segurança bancária e da facilidade em ludibriar uma pessoa idosa, o autor do golpe realizou uma transferência no valor de R$ 1.183,00 via PIX, tendo como destinatário Valdemir Alencar Bastos.
Diante dos fatos, a vítima foi orientada a entrar em contato imediatamente com a instituição bancária, bem como a contestar a transação, na tentativa de recuperar o valor subtraído. O caso deverá ser apurado pelas autoridades competentes.