Falta de exames para Covid-19 em Cornélio Procópio é fake news, garante vice-prefeita

A dúvida sobre o assunto, tomou corpo nas redes sociais, aonde alguns internautas chegaram a conjecturar que, o baixo número de infectados pela doença registrados nos últimos dias na cidade, acontece devido à falta de exames para pacientes com sintomas.

Na manhã de sexta feira (10), o boato foi desmentido enfaticamente pela vice-prefeita Angélica Olchanesk.

Angélica Olchanesk reportou que a informação não procede e que existem exames disponíveis na secretaria do município.

A vice-prefeita disse ainda que, tanto os testes rápidos quanto os tradicionais (Swab) têm sido realizados diariamente em grande escala pela equipe de saúde.

“O que tem acontecido é que Graças a Deus, a procura de pessoas para passar por avaliação médica na nossa unidade respiratória, tem diminuído.” explicou a vice.

Angélica informou que o município já chegou a testar 100 pessoas em um único dia.

“A preferência é para os pacientes com sintomas da doença, estes quando chegam à unidade respiratória (antigo UPA) são testados imediatamente.”

Segundo Angélica, de acordo com o protocolo do Covid-19, os pacientes assintomáticos (sem sintomas) em princípio são orientados e devidamente monitorados pelo município.

“Na semana retrasada, só a UENP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) testou mais de 90 pessoas em Cornélio Procópio” encerrou Angélica.  (Odair Matias)