Em Cornélio, professora cria projeto piloto para incentivar a leitura

Incentivar a leitura infantil a fim de despertar novos interesses na criança. Com esse objetivo, a professora Marili Prado Rigão, responsável pela biblioteca dos professores na Secretaria Municipal de Educação, desenvolve um trabalho que está sendo aplicado em todas as escolas públicas municipais de Cornélio Procópio. Uma das propostas é oferecer suportes de incentivo a todo o tipo de leitura, inclusive jornais.
"Fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem informados e o primeiro passo é acabar com a idéia de que jornal é coisa de adulto, pois existem notícias que atraem também os pequenos", explica Maria Aparecida Ribeiro de Oliveira, diretora Municipal de Educação.
Uma das propostas é levar a leitura até as crianças, principalmente àquelas que residem fora da zona urbana. Para isso, o projeto inclui o programa de “Biblioteca Móvel”, onde livros, revistas e jornais são oferecidos às crianças mais perto de seus domicílios na zona rural. Também, fazer com conheçam o sistema de como as notícias são disponibilizadas aos leitores diariamente.
NA FOLHA - Recentemente, um ônibus da prefeitura levou a Londrina vinte estudantes do quarto ano da Escola Municipal Nilson Batista Ribas para visitar o jornal “Folha de Londrina”, principal diário do Norte do Estado. No local, tiveram acesso ao arquivo, que guarda notícias de uma história de 62 anos, desde que o jornal foi fundado. Passaram pela redação e terminaram a visita no parque gráfico onde o diário é impresso.
A visita à Folha abriu novas perspectivas aos alunos em termos de futuro, despertando em muitas deles o interesse pela atividade jornalística. O trabalho com jornais, além de ampliar o universo dos alunos, ajuda a formar leitores competentes. Uma mostra de que a educação no município está aplicando com sucesso novas metodologias de ensino, adicionando cultura e bom gosto na formação de seus alunos.
Assessoria de Comunicação Social
Do dia 11/09 à 17/09 Atendimento até as 24Hs Farmácia Central Cornélio e Iguatemi