Criança engasga com leite materno e SAMU é acionado para socorrê-la

Redação Anuncifácil

 

Por volta das 18h de terça feira (16), agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Cornélio Procópio (SAMU), foram acionados para atenderem um bebê que estaria engasgado. Chegando ao local os socorristas encontraram a mãe e vizinhos muito nervosos, mas a criança já estava respirando normalmente.

Segundo o técnico de enfermagem Marley, a criança estava bem, mas foi preciso fazer um exame na vítima e a médica reguladora do SAMU achou melhor encaminhá-la a Santa Casa, onde um clínico especializado poderia avaliar melhor e estado do paciente.

O pediatra Jorge Hubermam explica que não é algo comum quando o bebe se engasga durante a amamentação, tanto que pode até ser sinal de um problema que a criança possa ter. "O bebê nasce sabendo sugar, ele já fazia isso no útero da mãe."

O que pode acontecer é que nos primeiros dias de vida, o bebê possa ter problemas na hora de engolir, ou seja, ele suga rápido e fica com muito leite na boca porque ainda engole devagar.

"Cabe à mãe ficar atenta ao comportamento da criança, se notar que a criança está demorando para engolir é necessário parar, tirar um pouco o peito e esperar. Assim a mãe vai conhecendo a criança e descobrindo a melhor maneira de cuidar dela.”

Outra dica de Hubermam é nunca amamentar deitada, sempre deixar o bebê mais alto possível. Depois de terminar de amamentar, não se deve esquecer de colocar a criança para arrotar por cinco a dez minutos. Pode acontecer da criança se engasgar depois, com o ar que engoliu durante a mamada e isso evita.

Mesmo com esses cuidados, caso a mãe sinta que o bebê engasgou a primeira coisa a fazer é colocá-lo de pé, isso ajuda ele a recuperar o fôlego. "Não é recomendável fazer manobras que podem machucar e atrapalhar a recuperação do fôlego. A melhor coisa é colocar o bebê de pé e se achar necessário assoprar o rostinho dele."

Para finalizar o pediatra dá a dica. "É importante que quando vá amamentar, a mãe esteja fazendo apenas isso e não se distraia com outras coisas. Aquele é um momento dos dois e a mãe deve estar focada naquilo." (fonte: Vila Mulher)




Ouça mais detalhes da ocorrência com Marley, técnico de enfermagem do SAMU