CORPO DE BOMBEIROS FAZ DESPEDIDA PARA O SARGENTO SILVIO

Despedida do Sgt Silvio
Mais uma vez, o Comando do 3º SubGrupamento de Bombeiros, vem a público, por meio deste já conceituado canal de comunicação da sociedade procopense, externar os motivos que levaram ao sentimento de alegria e tristeza na Instituição neste último dia 24.
Trata-se do almoço em homenagem a mais um integrante da Corporação, que alcança sua justa e merecida reserva remunerada, aposentadoria.
O integrante do qual falamos é o 3º Sargento Silvio Aparecido Mendes, que desde o dia doze de fevereiro já goza de sua reserva. São mais de trinta anos de vida profissional. Todos dedicados exclusivamente à comunidade procopense, onde foi criado, casou e tem seus filhos.
Ser um bombeiro, em sua concepção, não é fácil. Ser um bombeiro com a qualidade que o Sargento Sílvio tem, é ainda mais desafiador. Um profissional exemplar em sua postura, trata com coerência e justiça, tanto seus pares quanto seus subordinados. O respeito aos superiores é irreparável. Sua atitude com o principal público, a comunidade, sempre foi digna de elogios, pois entende que seu serviço é servir, e assim o faz.
A Instituição, nestes últimos trinta anos, assim com a sociedade em geral, sofreu modificações impressionantes, alterando radicalmente seu perfil. Então, para quem vive num ambiente militar, estas mudanças foram sentidas de forma muito mais intensa, e adaptações abruptas e repentinas foram necessárias. Nem todos conseguiram passar por este momento e manter o nível de comprometimento com o dever. E assim podemos observar mais uma qualidade deste Sargento, já que sua carreira é caracterizada por uma história de vitórias em todas as missões que participou.
Já que falamos em carreira, no caso do Sargento Sílvio ela foi galgada com o sucesso destinado aos dedicados. Inúmeras foram as noites de sono perdidas em ações profissionais, no ímpeto de salvar vidas e bens, ou amenizar o sofrimento alheio, propiciar o restabelecimento da ordem e dignidade humana, nas mais diversas situações. Incontáveis também foram as horas passadas sobre embarcações ou em mergulhos, atrás de um ente querido para diversas famílias, com o propósito de que assim, o conforto e paz, mesmo com tristeza, pudesse amenizar a dor da perda sentida por estas. Aqui se deve fazer um parênteses, pois a qualidade e o conhecimento do Sargento Silvio nesta área, mergulho, busca, resgate e embarcações, é digno do mais alto nível de profissionalismo, e a Instituição perde em muito com a reserva deste militar.
O Sargento Silvio também buscou aprimoramento técnico em outras áreas, conforme as necessidades exigiam, tornando-se socorrista e depois sargento, assumindo novas funções e novos desafios, superando a todos com maestria.
Em sua última missão, o Sargento Silvio esteve a frente do Setor de Prevenção, implementando novas metodologias de trabalho, com resultados expressivos e significantes para a Instituição.
Por fim, os motivos acima expostos nos deixam muito tristes com a reserva do Sargento Silvio, porque um profissional deste gabarito faz falta para qualquer instituição que preserva sua qualidade. Estes atributos profissionais se refletem também na pessoa do Sargento Silvio, porque a tristeza também é em razão da amizade e respeito cultivados. A alegria se dá em razão do exemplo de sucesso profissional alcançado por este militar, que é uma demonstração clara de amor e dedicação à sua profissão.
Sargento Silvio, sucesso e brilho nesta nova caminhada. Sempre terá amigos neste quartel, os mesmos que soube cultivar neste tempo. Será sempre bem vindo. Hoje você está na reserva remunerada, deixou a ativa, mas não deixou de ser bombeiro.
Parabéns e muito obrigado.
Capitão QOBM Fábio Roberto de AZEVEDO Thereza
Comandante do 3º SubGrupamento de Bombeiros – 3º GB