Campanha de Combate à Violência Contra Crianças
Na quarta-feira (18), é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Para marcar a data, o Governo do Paraná iniciou uma campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes, chamada Viva Infância II. O material da campanha é composto por uma cartilha educativa, que foi distribuída para os 399 municípios do Estado, e uma série de vídeos que serão veiculados em mídias sociais, internet e no hotsite www.vivaainfancia.pr.gov.br, a partir desta data.
Com tiragem de 900 mil exemplares, a cartilha intitulada “Quantas Crianças Correndo Perigo Você Consegue Encontrar Aqui?”, vai estimular as crianças a reconhecerem, nos desenhos apresentados, as diversas formas de violência a que podem estar expostas e a denunciá-las, contando com a ajuda de um adulto.
Já os filmes da campanha reforçam a ideia de que todas as crianças e adolescentes têm o direito à infância e adolescência digna e feliz, mas que uma parcela significativa não tem acesso pleno aos direitos fundamentais.
As ações protetivas também serão reforçadas com o lançamento do Criança Protegida, que deverá ocorrer em breve.
O projeto é pioneiro no País e vai identificar biometricamente todas as crianças do Paraná, auxiliando o trabalho do Serviço de Investigação de Criança Desaparecida (Sicride).
A programação dos municípios para lembrar o 18 de Maio contará com palestras, eventos, distribuição de folhetos e abordagem nas escolas e vias públicas. (Redação AEN)