Aproximação da frente fria causa tempestades no Paraná

A aproximação da frente fria que vem do Rio Grande do Sul já provoca áreas de instabilidade no estado e há registro de fortes chuvas em cidades dos Campos Gerais, Noroeste e Norte do Paraná. Essas áreas também se formaram em Curitiba, onde também choveu forte.

Em todo o Paraná, as áreas de instabilidade provocam ventos fortes. A previsão do Simepar é que ocorram rajadas de até 70 km/h em alguns locais do estado. “A aproximação da frente fria aumenta a instabilidade atmosférica, o que provoca chuvas e fortes rajadas de vento”, comenta o meteorologista Tarcisio Costa, do Simepar.

A frente fria só chegou ao estado na terça-feira (26). E, com ela, vem mais chuva. As temperaturas também caem. Mas o tão aguardado frio só chega na quarta-feira (27), quando a frente fria segue para o Sudeste do país. A previsão é de máxima de 17 °C e mínima de 7°C em algumas regiões do Estado.

Na quinta-feira (28) o dia vai ficar ainda mais gelado. Na capital, a máxima será de 16°C e mínima de 4°C. Em Pato Branco, Guarapuava e Francisco Beltrão, a previsão é de mínima de 1°C. As temperaturas devem cair, inclusive, em Foz do Iguaçu, no Oeste do estado. A mínima prevista é de 4°C para a cidade na quinta-feira.

Mas o frio não deve durar muito tempo. “O frio vai chegar, mas ele não deve durar muito tempo. Até domingo, as temperaturas voltam a subir”, avisa o Costa. (Redação Gazeta do Povo / Foto: Paraná Online)