O que você esta procurando?

» NEPOTISMO - Prefeito de Almirante Tamandaré nomeia quatro familiares para secretarias municipais


11049 visualizações

Redação Anuncifácil

 

O prefeito de Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, Aldinei Siqueira (PSD), nomeou familiares para comandar quatro órgãos da prefeitura, entre secretaria e instituto. Logo após as eleições, a esposa, o pai, o irmão e um primo do prefeito assumiram cargos no governo municipal. Há ainda o marido de uma prima de Siqueira que é servidor efetivo da prefeitura e foi nomeado para uma função de chefia.

A esposa Angela Siqueira é secretária da Família e Desenvolvimento Social, o pai Raimundo Siqueira está no comando da Secretaria de Obras, o irmão Eduardo Siqueira foi nomeado secretário do Trabalho e o primo Dirceu Machado assumiu a presidência do Instituto de Previdência do Município.

Paralelo à isso, há a nomeação de Marcos de Souza que é casado com a prima do prefeito e se tornou neste ano secretário chefe de Gabinete. Souza é funcionário de carreira da prefeitura, todavia, para assumir a função  - que representa uma promoção – foi nomeado.

Em nota, o prefeito afirmou que as nomeações obedecem estritamente o estabelecido na legislação. De qualquer forma, a medida não agradou os eleitores que procuraram o Ministério Público (MP) do Paraná, porém, de acordo com o promotor Márcio Berclaz, o órgão fica de mãos atadas, pelo menos, diante das nomeações para as secretarias.

Hoje dia não tem como se discutir. É o principal problema jurídico. O supremo legitimou o nepotismo para altos cargos"

Isso ocorre porque a Súmula Vinculante 13 do Superior Tribunal Federal (STF) considera violação da Constituição Federal a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau para exercício de cargos de comissão no poder público. A Súmula, contudo, exclui a irregularidade para as nomeações no secretariado estadual e municipal.

“Hoje em dia não tem como se discutir. É o principal problema jurídico. O Supremo legitimou o nepotismo para altos cargos”, afirmou Berclaz. Ele destacou que este não é um problema exclusivo da cidade de Almirante Tamandaré.

Em Curitiba, por exemplo, o prefeito Gustavo Fruet (PDT) nomeou a irmã Eleonora Fruet e a esposa Márcia Marcia Oleskovicz para a Secretaria de Fianças e para a Fundação de Ação Social (Fas), respectivamente. No governo estadual, o governador Beto Richa (PSDB) adotou a mesma medida. À frente da Secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social esta a primeira dama Fernanda Richa e no comando da pasta de Infraestrutura e Logistica está com o irmão José Richa Filho.

Segundo o promotor, as nomeações são resultado de uma brecha, que é discutível. “Por que esta distinção do Supremo? Não tem diferença jurídica, essa foi uma criação do Supremo”, argumentou Berclaz.  Ele disse também que o nepotismo é sempre uma preocupação do MP e que às nomeações que foram feitas para órgãos, que não são secretarias, serão averiguadas. (Redação G1 Paraná)



» Veja Fotos





» Curta a página do site Anuncifácil no Facebook



 


»Classificados


»Publicidades


Comentários(1)

 

Postagem em questão: “NEPOTISMO - Prefeito de Almirante Tamandaré nomeia quatro familiares para secretarias municipais”

  1. 16-02-2013 às 21:27:12 1

    Haroldo Alfredo Luntz de Berlim disse:

    Assim como em nossa cidade. Porém, aqui é protegio pelo fraco poder da imprensa, como o seu e de outros, que protegem o poder público. Se fosse na Alemanha, estavam todos presos.

Mande um comentário

 

Diga-nos o que esta pensando...
Sua participação é muito importante para nós!

Termos de uso

O conteúdo dos comentários postados pelos leitores neste site é única e exclusivamente  de responsabilidade dos autores e não representam, de maneira alguma, a posição ou opinião da redação do AnunciFácil. A edição também se reserva o direito de excluir qualquer comentário que julgar oportuno ou tenha conteúdo impróprio.

As imagens postadas neste site têm como objetivo a informação de forma austera e servem de alerta para a conscientização da sociedade quanto aos riscos de acidentes sejam em quaisquer circunstâncias, preservando as vítimas da exposição imprudente, como também mostrar o difícil trabalho dos profissionais voltados ao resgate, saúde e segurança pública, deixando de lado o sensacionalismo e promovendo o jornalismo ético.

»Publicidades

  • NEPOTISMO - Prefeito de Almirante Tamandaré nomeia quatro familiares para secretarias municipais
Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Fone:(43)9982-2633 Tinti - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWeb.com.br - contato@abusarweb.com.br
Usuarios Online