• O que você esta procurando?

    » NOVA ORLEANS, A CAPITAL CULTURAL DOS ESTADOS UNIDOS



    Redação Anuncifácil

     

    Se o Brasil tem como referência Salvador na Bahia como a cidade da festa sem fim, da alegria, da música e da gastronomia, nos Estados Unidos, Nova Orleans, no estado de Luisiana, no sul do país, é a cidade que mais se parece com a nossa capital do eterno carnaval, porém com algumas diferenças. Ao invés do axé music, do samba e dos trios elétricos, em Nova Orleans a música que prevalece é o Jazz, seja ele tocado nas ruas com as bandas itinerantes, ou nas casas noturnas que atravessam as madrugadas regadas a muito cerveja e Bourbon (whisky de milho), além da comida apimentada. Em Nova Orleans até os funerais são animados por este estilo musical contagiante.

    Fundada em 1718, por exploradores franceses, seu nome é uma homenagem dada a Filipe, Duque de Orléans, que era então o regente e o chefe de estado da França. Por estar bem próxima ao Golfo do México e do Rio Mississippi, Nova Orleans é o principal porto americano e um dos mais movimentados do mundo. Sua história é muito parecida com a capital baiana, aqui no Brasil, que era o principal portão de chegada de escravos. A cidade também foi palco da Guerra Civil Americana entre os estados do sul e do norte.

    Com uma mistura cultural que envolve negros, franceses e espanhóis, que se diferencia do resto do território americano, Nova Orleans é sinônimo de diversão, a cidade possui uma infinidade de bares, restaurantes e casas noturnas. Seus principais eventos são o “Jazz Fest”, um dos melhores e maiores festivais de jazz do planeta, que apresenta as grandes personalidades deste estilo musical, dos Estados Unidos e do mundo, com 11 palcos com shows simultâneos e cerca de 400 atrações que duram uma semana, o Southern Decadence, encontro gay que atrai mais de trezentos mil visitantes, o Sugar Bowl, com as tradicionais finais dos jogos de futebol americano entre faculdades e finalmente o “Mardi Gras”, uma festa que ocorre durante todo mês antes do Carnaval, ou seja, uma loucura de 30 dias em um clima bem liberal. O Mardi Gras é conhecido também por ser uma festa onde as mulheres mostram os seios em troca de colares de continhas, uma coisa tradicionalmente americana.

    Ótima para se visitar em qualquer época do ano, seu clima é subtropical, com invernos amenos e verões quentes e úmidos. Sua vida noturna é intensa. Nos restaurantes a tradicional gastronomia é o "Cajun" e "Créole", termos ligados à colonização francesa e africana, que misturam carnes brancas como frango e o peixe, misturados com legumes como o quiabo e o tomate e grãos de todo tipo, além da carne de porco, tudo isso regado a muita pimenta.

    Além dos velhos casarões, o principal ponto turístico é o French Quarter, com suas casas de cores fortes e com belas varandas, bares com música ao vivo e bandas itinerantes que desfilam pelas ruas. Na Bourbon Street, gerações de famílias vivem no mesmo local, recebendo os turistas com os “Beads”, os colares de bolinhas coloridas, que segundo os moradores trazem boa sorte a quem estiver usando. É no French Quarter que ocorre o festival de “Mardi Gras”. Na verdade as comemorações começam a partir de janeiro com eventos organizados pelo povo da cidade que se prolongam até duas semanas que antecedem a quarta feira de cinzas, com desfiles diários de carros alegóricos e pessoas fantasiadas, dançando ao som dos grupos de jazz. A multidão se diverte, jogando todo tipo de “bugigangas” nos espectadores. A festa tem seu apogeu na terça, no Dia de Mardi Gras, que antecede a quarta feira de cinzas, onde a diversão rola noite adentro e não tem hora para parar. Nova Orleans também possui outras opções para o visitante aproveitar mais a viagem, como passeios de barco, museus, teatros e monumentos históricos e culturais, sem contar o conforto da uma refinada hotelaria.

    Infelizmente a cidade passou por uma catástrofe natural em 29 de agosto de 2005, quando o Furacão Katrina, devastou toda a região, mas graças a ações de várias personalidades, a cidade deu a volta por cima trazendo seu glamour de volta e hoje Nova Orleans está pronta novamente para receber turistas, com muita festa e diversão, e para quem deseja conhecer os Estados Unidos, além dos parques temáticos, a “Capital Mundial do Jazz” é um ótimo destino turístico, onde o visitante pode conhecer um pouco da cultura desta destacada e diferenciada cidade norte-americana.

     

    Enio Trevizani

     


    Compartilhe esta matéria!


      





    » Curta a página do site Anuncifácil no Facebook



     



    »Publicidades

    Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWEB