• O que você esta procurando?

    » Buraco misterioso na superfície de Marte intriga os cientistas



    Redação Anuncifácil

     

    Uma imagem capturada pela espaçonave Mars Reconnaissance Orbiter está intrigando os cientistas da Nasa. A fotografia foi tirada durante o verão, no Hemisfério Sul de Marte, e mostra camadas de dióxido de carbono congelado, num fenômeno batizado como “terreno de queijo suíço”, e uma misteriosa formação mais profunda, que penetra pelo gelo e a poeira.

    “Isso pode ser uma cratera de impacto ou um poço provocado pelo colapso (da superfície)”, diz a agência espacial americana, em comunicado.

    A fotografia foi capturada pela High Resolution Imaging Science Experiment, ou câmera HiRISE, que permite aos pesquisadores observar objetos na superfície de Marte que medem mais de um metro. Isso significa que o buraco não é pequeno. Cada pixel na imagem representa 50 centímetros, então a cratera tem centenas de metros de diâmetro.

    A imagem foi tirada no fim do verão, quando o Sol está baixo no horizonte, e a topografia é acentuada por causa da iluminação. As partes claras são camadas de dióxido de carbono, e os círculos escuros são áreas onde o gelo sublimou. Mesmo com pouca luz, é possível ver que no fundo do buraco também existe uma camada de gelo.

    A Mars Reconnaissance Orbiter está orbitando Marte desde 2006, enviando para os pesquisadores imagens em alta resolução da superfície do planeta. Nesse período, a espaçonave já fotografou buracos formados por impactos de meteoros, tubos formados pelo colapso de lava, túneis formados pela atividade vulcânica entre outras formações, mas esta é uma das mais intrigantes e continua sem explicação. (Redação e foto Jornal o Globo)


    Compartilhe esta matéria!


      






    » Curta a página do site Anuncifácil no Facebook



     



    »Publicidades

    Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWEB