• O que você esta procurando?

    » Besouro de ouro: confira um dos insetos mais belos do mundo



    Redação Anuncifácil

     

    Os insetos são criaturas superabundantes na Terra e que causam medo e aflição em muita gente. Mas, além de espécimes bizarras e até mesmo de algumas que podem ser letais para os humanos, existem alguns bichinhos que chamam atenção pela sua extrema beleza. Um exemplo disso é o besouro da espécie Charidotella sexpunctata, nativo dos Estados Unidos e que parece uma joaninha feita de ouro.

    Esse inseto pequenino — entre 5 e 7 milímetros de tamanho — costuma ser encontrado nas folhas de uma planta conhecida por aqui como glória-da-manhã, que é o seu quitute favorito. No entanto, existem algumas particularidades que tornam o C. sexpunctata ainda mais interessante, como uma película transparente que o recobre e que pode mudar de cor.

    Isso acontece porque a parede interna dessa película é coberta com uma microscópica camada de líquido, e qualquer alteração nessa camada — que possui uma série de válvulas minúsculas que controlam os níveis de umidade — modifica a cor refletida pelo besouro. A alteração da coloração normalmente ocorre quando o inseto é perturbado ou quando está ocupado acasalando, mas é o bichinho quem comanda essa ação.

    As cores que esses insetos podem apresentar variam do dourado ao castanho, passando pelo azul, verde e até alaranjado com pintinhas pretas. Os besouros C. sexpunctata também são fãs de batata-doce, seus encontros “amorosos” podem durar entre 15 e 583 minutos (!) e não se sabe ao certo quantas gerações são produzidas a cada ano. (Redação e fotos Mega Curioso)


    Compartilhe esta matéria!


      






    » Curta a página do site Anuncifácil no Facebook



     



    »Publicidades

    Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWEB