• O que você esta procurando?

    » Brasileiro é um dos 35 melhores inventores jovens do mundo



    Redação Anuncifácil

     

    Um brasileiro é o único latino-americano escolhido pelo MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos EUA, como um dos 35 melhores inventores com menos de 35 anos no mundo.

    Ronaldo Tenório, um jovem empreendedor digital de 30 anos, criou em 2012 o Hand Talk, um aplicativo que traduz mensagens em português para libras – a linguagem dos sinais.

    “Tenório criou um aplicativo que permite que pessoas surdas levem um intérprete de linguagem gestual para qualquer lugar”, escreveu a jornalista Julia Sklar na revista MIT Review, que fez a apresentação dos 35 jovens escolhidos.

    Tudo começou em 2008, quando o alagoano estava na faculdade e recebeu a tarefa de desenvolver uma ideia inovadora.

    “Comecei a pesquisar e me dei conta de que a verdadeira barreira entre surdos e ouvintes era a de que eles falavam idiomas diferentes. Um problema que se iniciava dentro da própria casa, entre pais e filhos”, disse Tenório à BBC.

    Nasceu então o aplicativo que ele criou em conjunto com os seus sócios, Carlos Wanderlan e Thadeu Luz.

    O Hand Talk  já foi baixado por um milhão de pessoas. E seu criador espera que, à medida que seja traduzido para outras línguas, possa ajudar mais pessoas ao redor do mundo.

     

    Como funciona

    Quando você abre o aplicativo Hand Talk, surge um avatar chamado Hugo.

    Abaixo, você pode ler uma frase que diz: “falar para traduzir”.

    A pessoa que quer se comunicar com um deficiente auditivo só precisa falar e imediatamente ele começa a traduzir, com sinais, o que acabou de ouvir no telefone.

    E vice-versa: traduz a linguagem de sinais para mensagens de texto ou de voz.

     

    “O grande valor deste aplicativo é o complexo sistema de expressões feitas por Hugo, que requer o desenvolvimento de detalhados trabalhos gráficos e desenhos que têm dado bons resultados”, disse Sklar no relatório do MIT.

    Graças a isso, o Hand Talk ganhou vários prêmios: a ONU o escolheu como um dos melhores aplicativos sociais de 2013, e o governo brasileiro também o destacou como o projeto mais inovador.

    Em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 360 milhões de pessoas que sofrem algum tipo de problema auditivo.

    São 360 milhões de pessoas que todos os dias têm de enfrentar a dificuldade de se comunicar para sobreviver. Não só para ouvir, mas também para falar.

    10 milhões delas vivem no Brasil, onde 70% têm dificuldade em entender o português. (Redação Só Noticia Boa, com informações da BBC /Foto: arquivo pessoal / HandTalk)


    Compartilhe esta matéria!


      





    » Curta a página do site Anuncifácil no Facebook



     



    »Publicidades

    Copyright © 2009 Anunci Fácil - Direitos Reservados - Cornélio Procópio - Paraná Site Desenvolvido por: AbusarWEB